Não resta dúvidas sobre o quanto o Marketing Digital tem crescido e sido útil para milhares de empresas nos últimos anos. Ações estratégicas têm sido desenvolvidas a todo instante no ambiente digital, a fim de atrair cada vez mais determinado público, criar relacionamentos mais próximos e estabelecer a identidade de uma marca.

O conceito de Marketing Digital pode até parecer simples, mas, ao mesmo tempo, é muito subjetivo. Como compreender um assunto tão abrangente? Qualquer ação da minha empresa na internet caracteriza Marketing Digital? Quais são as melhores estratégias? Como extrair o máximo potencial dessas ações?

As perguntas são inúmeras, mas para obter as respostas é necessário explorar as várias possibilidades do Marketing Digital. E aí, você está disposto a mergulhar nesse mar de benefícios e se preparar para saber como usá-los da melhor forma?

Se sua resposta for “sim”, esse é o conteúdo ideal para que você conheça mais sobre os principais benefícios e saiba como tirar o máximo proveito de tudo isso para alavancar o seu negócio.

  • Conceitos-chave do Marketing Digital

Da mesma forma que cada especialização tem suas particularidades, o Marketing Digital também possui seu universo composto pelos seus próprios termos. Então, para você conhecê-los e já ir se familiarizando, apresentamos os principais conceitos usados nesse ambiente digital.

Persona

Ao contrário das estratégias tradicionais, o Marketing Digital trabalha com o conceito de personas, que são perfis semifictícios, baseados nos seus consumidores reais, e que representam o seu cliente ideal, bem como as suas características mais particulares.

A persona tem nome, idade, renda, e estilo de vida específicos. Assim você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.

Lead

Leads são basicamente oportunidades de negócio. É o cliente em potencial, aquele consumidor que demonstrou interesse no seu produto ou serviço. Através de estratégias, informações-chave são mapeadas para que seus compradores em potencial sejam identificados e nutridos com conteúdos relevantes até que eles estejam prontos para o momento de compra.

No marketing digital, esse possível cliente aparece como alguém que visitou sua página e forneceu dados pessoais para receber um material informativo, por exemplo.

Funil de Vendas

Também conhecido como “Jornada do Consumidor”, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração da compra até a decisão. Ou seja, Funil de Vendas é todo o percurso trilhado pelo consumidor.

Com isso, a empresa passa a montar um conjunto de fases estratégicas para acompanhar o cliente nessa jornada.

Fluxo de Nutrição

É um processo de automação de Marketing onde uma ação do usuário é o gatilho para um fluxo de mensagens, geralmente por email, com o objetivo de ajudar o seu visitante a caminhar pelo funil de vendas.

Funciona como uma forma de nutrir e estreitar o relacionamento com o consumidor, despertando cada vez mais o seu interesse pelos produtos ou serviços oferecidos.

Landing Page

São páginas que têm como objetivo converter visitantes ou transformá-los em leads. A ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor (como e-books gratuitos ou assinatura de newsletters, por exemplo) e em troca os visitantes mais interessados deixem suas informações de contato e, com isso, se tornem leads.

Tais páginas tornam-se simples e práticas, uma vez que elas trabalham com menos elementos do que uma página tradicional geralmente oferece. Independente da quantidade, o objetivo principal é convidar o usuário a fazer uma ação.

CTA

Significa “Call To Action”, ou seja, é um convite a uma ação. Eles funcionam como botões ou chamadas que direcionam a ação que os seus usuários devem cumprir ao visitar uma página, para que continuem no fluxo do seu funil de vendas e cheguem ao momento de compra preparados para o consumo.

Resumindo, a ideia é levar o consumidor que está acessando seu conteúdo ao próximo passo, que pode ser desde uma forma mais próxima de interação até a realização de uma compra.

CMS

Significa “Content Management System”, ou seja, “Sistema de Gestão de Conteúdos”, e nada mais é do que uma ferramenta que possibilita a produção, edição e publicação de conteúdos no ambiente online sem a necessidade de conhecimentos técnicos em programação.

Dessa forma, por meio de um CMS é possível criar sites, blogs e outros portais de maneira simplificada.

SEO

A sigla SEO (Search Engine Optimization) significa otimização para mecanismos de busca. Ele compreende uma série de técnicas e ações aplicadas para melhorar o potencial de rankeamento de suas páginas e conteúdos, aumentando o tráfego orgânico e ajudando você a cumprir os principais pré-requisitos exigidos pelas plataformas de pesquisa.

Assim, as empresas ganham mais autoridade, visibilidade, e, consequentemente, mais oportunidades de vendas.

CRM

É a sigla para “Customer Relationship Management” que é um software responsável pela gestão eficaz do relacionamento de uma empresa com os seus potenciais e atuais clientes.

Entre as inúmeras funcionalidades que esse tipo de ferramenta apresenta, as principais são: cadastro de clientes, registro de suas informações, preferências e últimos contatos realizados com a sua empresa e controle de follow-ups.

  • Vantagens do Marketing Digital

Você já deve ter percebido o quanto o Digital mudou a maneira de fazer Marketing. E para melhor. Cada vez mais essa forma dinâmica de atrair o público e firmar conexões tem sido explorada.  A quantidade de pessoas que estão conectadas hoje é a quantidade de pessoas que podem ser alcançadas pelo Marketing Digital. E esse número só cresce a cada minuto, no mundo todo.

O Marketing Digital veio para, de certa forma, ampliar e facilitar as vantagens que o marketing tradicional já possuía. E não somente isso, mas também trouxe inúmeras vantagens, seja para as empresas – micro, pequenas, médias e grandes –, seja para o consumidor.

Neste tópico vamos abordar a importância de priorizar o Marketing Digital e quais os principais benefícios que ele pode oferecer.

Custo

O marketing digital é mais barato que o tradicional e talvez essa seja a vantagem que mais chama atenção de quem tem interesse em começar a investir nesse ambiente. Além de um melhor custo, o marketing digital fornece ainda resultados mais precisos e ROI (Retorno sobre o Investimento) muito maior.

Mas é preciso ter em mente que, ainda que mais barato que o tradicional, o marketing digital de qualidade é realizado por profissionais que sabem o que estão fazendo.

Uma consultoria em Marketing Digital deve estar preparada para entregar dados e informações precisas com relação à empresa que deseja investir, seu produto e o mercado que deseja operar. É a partir disso que o real valor do marketing digital será aplicado.

Por isso, um bom profissional irá entregar um serviço eficiente e que alcance objetivos propostos. E o valor que sua empresa terá agregado por um marketing digital eficiente não tem preço.

Interatividade

Outro forte motivo que faz o Marketing Digital ser cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, sobretudo os canais offline, é a interatividade com o público. O foco não está mais totalmente no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra.

As empresas fazem campanhas, publicações e ações e, do outro lado, os consumidores podem interagir, opinar e indicar para outras pessoas apenas com alguns cliques, aumentando o engajamento com as marcas, bem como as exigências do público. Por isso, é necessário cada vez mais melhorar a maneira de falar com a sua audiência.

Direcionamento

Muitas pessoas podem pensar “nossa, vou conseguir falar com o máximo de pessoas possível”, e sim, isso é ótimo! Mas um dos grandes diferenciais do Marketing Digital é que as empresas conseguem agora fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas. Ou seja, aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir da sua empresa.

Isso é um grande benefício porque, além de economizar dinheiro — afinal você deixa de gastar muito dinheiro com pessoas que não têm interesse em seus produtos e serviços através da segmentação —, você passa a conhecer melhor o seu público, se tornando cada vez mais especialista em conquistá-lo.

Esse é o segredo por trás do valor real do Marketing Digital, e está revelado para qualquer um colocar em prática! Só é necessário as estratégias certas (e falaremos sobre elas no próximo post!).

Velocidade de Implementação

O Marketing Digital trouxe consigo inúmeros novos conceitos, desenvolvidos para tornar o trabalho do profissional de marketing mais assertivo e com um retorno muito maior e mais rápido.Mas para obter esses resultados é preciso muito planejamento e organização para que a suas ações sejam eficientes.

Por isso, Pesquise, Planeje e Execute. Busquedesenvolver um plano de ações consistente e que leve a retornos reais e positivos.

Análise e Mensuração

No mundo do marketing online, a obtenção e análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia. São os dados que permitem os gestores do marketing conhecer a fundo particularidades de seus clientes e usuários, além de cruzar informações, para descobrir tendências e comportamentos atuais ou, até mesmo, futuros.

Quando navegamos pela internet, vamos deixando pequenas “migalhas” para trás, vindos de nossos computadores ou smartphones.É com essa quantidade enorme de rastros que as empresas trabalham, buscando tornar a experiência do usuário cada vez mais completa, imersiva e pessoal.

Felizmente, hoje, absolutamente tudo deve ter o seu retorno comprovado. Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem (e devem!) ser analisadas em tempo real. Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática.

Mais oportunidades para as empresas

Além de tudo isso, as barreiras quebradas na comunicação entre empresas e clientes foram fundamentais para que o processo de Marketing Digital pudesse ser efetivado. Afinal, hoje, mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores do outro lado da cidade, do país e do mundo. Com isso, os consumidores ganham. Eles têm mais oportunidades de conhecer empresas com as quais se identificam. O mesmo vale para as empresas que podem criar um bom posicionamento online, aumentando as suas oportunidades de venda por diversos canais.

Espero que você tenha percebido o quanto é importante priorizar o Marketing Digital no seu negócio. É através dele que cada vez mais as empresas têm se aproximado do seu público, gerando conexões reais e que permitem resultados de crescimento e visibilidade. Por isso, continue estudando com a gente para aprender mais sobre o extenso universo Digital. E até o próximo post (que já dando um spoiler será sobre “Estratégias do MK”)!

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