Conheça os primeiros passos do Marketing Digital

by Thiago Bks
0 comment

Lá no comecinho da internet, os sistemas usados eram bem antigos e as páginas de navegação básicas. Como ainda não existiam canais de interação, a relação entre empresa e cliente era inexistente. A comunicação feita era limitada, se dando de forma unilateral, como nos métodos tradicionais de Marketing.

Por volta da década de 90, os avanços tecnológicos foram se intensificando e as empresas, que até então apostavam em meios de comunicação tradicionais, começaram a perceber a internet como uma grande oportunidade de ampliar os seus negócios. Surge então, em 1997, a SixDegrees.com: a primeira rede social.

Esse processo de evolução da internet foi fundamental para que os conceitos de Marketing fossem atualizados e disseminados. Foi após toda essa massificação da internet que o Marketing Digital tornou-se mais popular, onde as empresas visualizaram as possibilidades de expansão e conquistas de novos consumidores e então migraram para o online.

A ascensão da internet culminou, por volta de 2003, na criação do LinkedIn e o MySpace. Posteriormente, em 2004, surge aquela que é atualmente a maior rede social do mundo, o Facebook, marcando, dessa forma, uma revolução histórica na internet. Muitas outras redes surgiram depois, obtendo sucesso massivo e reformulando as formas de comunicação, sobretudo, das empresas.

Em 2004 surge o Facebook

Agora que você conhece um pouco mais de como a internet se desenvolveu, vamos falar sobre o assunto maior que nos trouxe aqui: Marketing Digital.

Afinal, o que é Marketing Digital?

Embora popularizado nos anos 2000, o conceito de Marketing Digital já existe há bastante tempo. Aproximadamente uns 100 anos, para ser mais exato.

Pode-se dizer que o primeiro profissional de Marketing Digital na história foi Guglielmo Marconi: físico italiano. Mas o que um físico italiano tem a ver com Marketing Digital?

É que Guglielmo foi ninguém mais, ninguém menos do que o inventor do rádio. Além de, em 1896, ter sido a primeira pessoa a realizar uma transmissão pública com sinais wireless.

Guglielmo Marconi

Pouco tempo após essa primeira demonstração, realizada na Inglaterra, a invenção de Marconi possibilitou a transmissão de sinais em Código Morse através do mar, em águas abertas. Enquanto tecnologia, o rádio levou mais 10 anos para alcançar o grande público. E adivinhe: o seu potencial para vender os mais variados produtos e serviços foi descoberto muito rápido.

A primeira transmissão de rádio ao vivo foi de uma performance de ópera no MET – Museu Metropolitano de Arte, em Nova York no ano de 1910. E qual foi o resultado da transmissão? As pessoas compraram ingressos para óperas! E assim nascia o Marketing Digital.

Apesar de não se tratar do primeiro anúncio pago por clique, o resultado da primeira transmissão de rádio já evidenciou a sua potência e os efeitos reais que o Marketing Digital possibilita. É preciso entender que Marketing é movimentar o mercado e digital significa fazer isso por meios que não são presenciais, como o velho e bom porta a porta.

O marketing digital não é feito apenas de computadores. Ele vai muito além da internet. Mas a maioria das pessoas acaba tendo uma ideia vaga sobre. E quando queremos uma definição simples e fácil de memorizar, é que a coisa complica.

Pensando nessa praticidade e fácil memorização, definimos Marketing Digital como um conjunto de estratégias com o objetivo de gerar resultado online e offline para empresas, marcas e pessoas.

Cada vez mais, esse tipo de Marketing conquista relevância e espaço nas empresas, sendo que muitas delas já utilizam apenas dele para expandir os seus negócios. Um dos principais motivos que coloca o Marketing Digital nesse patamar é o fato dele ser popular e acessível.

O Marketing Digital funciona como um meio de comunicação entre possíveis clientes de forma online e dinâmica, seguindo as tendências tecnológicas. Sua execução segue alguns passos: pesquisa, planejamento, produção, publicação, promoção, propagação, personalização e precisão. Além disso, existem vários tipos de Marketing Digital, como Inbound Marketing, Outbound Marketing, SEO, anúncios pagos, marketing de conteúdo, email marketing, CRO, entre outras estratégias.

O Marketing Digital tem conquistado cada vez mais espaço nas empresas

As vantagens, ramificações e importância do Marketing Digital são evidentes. Falar sobre esse tipo de Marketing é ter a consciência de que se trata de um assunto abrangente e complexo, que requer estudo e atenção. Por isso, objetivando simplificar a abordagem do Marketing e disponibilizar para você as formas ideais de sua execução, é que continuaremos a abordar as várias vertentes do Marketing Digital. Então, continue nos acompanhando para ficar por dentro das atualidades digitais e até o próximo post!

You may also like

Leave a Comment