A pandemia da Covid-19 veio como um baque para a maioria das empresas. Adaptação do modelo de negócios, na comunicação e mudanças nas estratégias de vendas e de marketing foram algumas das soluções tomadas para tentar driblar a crise.

E nesse momento delicado e que exige readaptações é fundamental não deixar de lado o cliente. Manter e otimizar essa relação são pontos que devem ser priorizados para que o seu cliente sinta-se seguro e ciente de que todos estão juntos e que essa crise é temporária.

Levando em conta a importância da manutenção dessa relação com o cliente, separamos algumas dicas que devem ser aplicadas em seu negócio e que serão benéficas para passar por este momento.

Além disso, elas possuem ainda o potencial de reforçar e garantir o seu legado enquanto marca que se importa e proporciona um suporte integral aos seu clientes.

1. Estabeleça uma força-tarefa para manter a comunicação com o cliente

Acione uma pequena equipe – de 5 a 7 pessoas – formada por membros de vendas, suporte ao cliente, marketing e relações públicas, jurídico e até mesmo contábil.

Junto com esse time, estabeleça estratégias para melhorar a comunicação com os consumidores. Esteja aberto a ouvir opiniões e apto a receber novas ideias. Com uma ampla visão de diferentes áreas da empresa, é possível estabelecer uma medida mais eficaz de relacionamento com os clientes.

2. Classifique as mensagens dos clientes e priorize os problemas

Logo após a criação da equipe, estabeleça um canal pelo qual os clientes possam chegar até você. É interessante a criação de um email específico que concentre as principais dúvidas e reclamações geradas por conta da crise da Covid-19. Garanta que as mensagens estejam sendo monitoradas e respondidas rapidamente.

Classifique os problemas em uma escala de urgência. Coloque os clientes mais afetados no topo de prioridades e deixe os que tiverem problemas menores para o final da lista.

Este é um momento no qual sua empresa fornecerá suporte ao consumidor. Não tente realizar vendas ou promover seu negócio. É importante que o cliente saiba que pode contar com você.

3. Converse com os clientes

É preciso consistência e periodicidade na relação com o cliente

E aqui eu digo CONVERSAR, se RELACIONAR. Não apenas mandar um email personalizado. Mostre a eles que sua empresa se importa.

Não demore a responder os emails ou qualquer outra ferramenta que você use para o contato: este é um canal de comunicação fácil e eficaz. Se estiver buscando um meio de comunicação ainda mais valioso, experimente fazer ligações.

Procure saber como eles estão se sentindo e quais problemas que estão enfrentando. Simples perguntas como: “Como vai você? Como estão sua empresa e sua indústria? O que podemos fazer para ajudá-lo?”

Se suas empresas parceiras estiverem passando por dificuldades financeiras, reúna esforços para estipular novas formas de pagamento ou oferecer serviços mais baratos.

Procure formas de economizar dinheiro, mesmo que isso signifique sacrificar seus lucros a curto prazo.

4. Faça o follow up

Fazer o acompanhamento dos clientes após o primeiro contato é fundamental. Esse cuidado mostra que você se importa e constrói uma relação de confiança.

Ao manter o contato, você consegue ficar a par de todas as mudanças que o consumidor está encarando. Isso ajudará na avaliação dos impactos que estão sendo gerados pela crise e assim pensar em diferentes formas de ajudar.

Ao final de cada conversa, já estipule diretrizes de ações e aproveite para agendar o próximo contato.

5. Faça uma nova reunião e estabeleça novas metas

Estratégia e reinvenção são fundamentais para esse processo

Agora pode não parecer, mas a pandemia terá um fim. Quando esse momento chegar, reúna o seu time novamente e tente identificar lições que puderam ser tiradas do momento de crise.

Comece então a trabalhar em novas ações. Trace estratégias a curto e médio prazos para melhorar um produto ou serviço. Assim, sua empresa terá maturidade e aprendizado para enfrentar problemas no futuro: sua equipe será mais forte e seus clientes sempre saberão que podem contar com você.

Agora que você possui alguns caminhos para otimizar essa relação coloque em prática!

Definitivamente estamos passando por um momento difícil, delicado e incerto. Todos os empreendimentos, de alguma forma, estão sentindo o impactos da pandemia do novo coronavírus.

Falamos por experiência própria: os impactos são reais. Mas não precisa se desesperar, afinal todo essa crise é temporária. Além disso, cultivar boas energias, otimismo e esperança fazem toda a diferença para enfrentar este período.

Compartilhe esses pensamentos com o seu cliente. Além de ajudar na manutenção da relação, mostra também que sua empresa está no mesmo barco e que somente juntos conseguirão avançar.

Expressar tais visões também humaniza a sua marca, o que é fundamental para uma maior aproximação e envolvimento com o cliente. Deixar claro os momentos enfrentados demonstra que você se importa e que o suporte pode ser mútuo.

Então, não adie nem tampouco negligencie a relação com o seu cliente. Se antes ela já era importante, agora ela é indispensável. Conversem, estimulem-se, pensem juntos e se apoiem. Tenha certeza que aplicando essa otimização a sua marca irá ficar mais forte e mais humana.

E se você não sabe por onde começar a implementar esse processo, ou precisa de um suporte profissional para impulsionar suas relações, é só contar com a gente. A BKS Comunicação tem trabalhado (DE CASA) diariamente para entregar as melhores soluções e deixar seus clientes menos preocupados neste momento.

Conte com o nosso suporte. Entre em contato pelas nossas redes sociais ou deixando uma mensagem direta aqui em baixo para que possamos chegar até você. Acredite, juntos o enfrentamento é mais eficaz.

E não custa lembrar: otimize a relação com seu cliente, fique em casa (quem puder), intensifique a higiene e cuide dos seus. Vamos todos superar essa crise. Todos Juntos!

Conte com o nosso suporte para avançarmos juntos!

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