Todo mundo tem um conjunto de características — desde o próprio nome até aspectos da personalidade e aparência — que o fazem ser lembrado e reconhecido pelos outros.

Ter uma identidade bem definida é importante não apenas para os seres humanos em sociedade, mas também para marcas e empreendimentos como um todo. Afinal, como ser reconhecido sem uma imagem e suas características?

A importância de uma boa identidade visual na estratégia de qualquer negócio deve ser vista como prioridade. Quando a estratégia é bem trabalhada, mais fácil é o processo de atração, encantamento, conquista e conversão por parte dos clientes.

Nos casos em que ela é escassa ou mal desenvolvida, a realidade é dura, mas direta: ninguém (ou quase ninguém) dará a devida importância ao seu negócio.

Mas afinal, o que é Identidade Visual?

A identidade visual é uma construção de vários elementos gráficos e visuais responsáveis por criar uma atmosfera a respeito de quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade.

Não ficou claro o conceito? Então tente imaginar as seguintes situações: “Nossa, sempre que eu vejo alguém de vestido de bolinhas eu me lembro da Maria. É sua marca registrada!” ou “Caramba, como a Paula entende sobre filmes. Não assisto a uma premiação sem lembrar dela!”.

Pense em si mesmo por um minuto: de todas as suas características (sejam elas físicas ou não), existem as suas favoritas, que saltam aos olhos dos outros e te fazem, de alguma forma, ser lembrado.

Até mesmo aquelas que não são as favoritas ou fazem parte do conjunto que forma a personalidade importam: você tem um nome e uma imagem só sua que o diferencia dos demais.

Para que uma marca seja igualmente reconhecida positivamente e, como consequência, tenha sucesso em seu nicho de atuação, é preciso defini-la e destacar suas melhores qualidades a fim de deixá-la única e interessante.

Dessa forma, a marca será reconhecida nos momentos de compra e tomadas de decisão como um todo.

O conjunto de aspectos que forma a identidade visual vai muito além de um cartão de visita para atrair possíveis clientes de forma esteticamente superficial: pense nela como basicamente a “personalidade” de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo.

Por isso, quanto melhor, mais caprichada e compreensível for a estratégia, mais espaço a marca ganha no dia a dia do consumidor. Existem empresas que trabalham sua identidade visual tão bem ao ponto de serem reconhecidas apenas por suas cores!

Você consegue identificar alguma dessas marcas só pelas cores?

Alguns dos principais elementos que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual são a logomarca, tipografia, paleta de cores, materiais de divulgação (flyers, cartazes e outdoors, por exemplo) e, mais recentemente, elementos das redes sociais como imagens dos posts, avatar e a capa.

Qual sua importância para uma marca?

Fundo vermelho com a logomarca branca, uma bolinha vermelha ao lado de uma amarelo-alaranjada, a letra M amarela aplicada sob um fundo vermelho.

Se você pensou na Coca-Cola, MasterCard e McDonalds sem muita dificuldade, acabou de provar que o reforço e investimento em uma boa identidade visual são belíssimas estratégias para reconhecimento de marca.

Se não, tenho certeza que o faria com extrema facilidade ao ver as imagens em algum lugar por aí.

Prova disso foi a recente ação da MasterCard: depois de décadas assinando o próprio nome na logomarca, os dois círculos serão os principais — e únicos, na maioria dos casos — componentes presentes.

A ação de retirar o nome da logomarca foi uma estratégia adotada após perceber que a identidade visual era capaz de promover uma taxa de reconhecimento que chegava aos 80%. Ou seja: não era mais preciso reforçar quem era MasterCard, as pessoas já sabiam só de bater o olho no grafismo.

Antiga x Nova

É importante trabalhar com a identidade visual por vários motivos, mas um dos principais é que, com ela, é possível definir de forma visual, prática e “à primeira vista” quem é a empresa.

Imagine se o McDonalds não tivesse logomarca ou uma paleta de cores definida? Ele, provavelmente, se perderia em meio aos outros estabelecimentos de Fast Food lá no início, jogando fora a oportunidade de se destacar e ganhar o coração (e o estômago) de pessoas ao redor de todo o mundo.

Muitas vezes, é a identidade visual que impacta o cliente pela primeira vez, antes mesmo do nome! Isso acontece porque a vista é o sentido que mais capta informações sobre o mundo, então a probabilidade de as pessoas verem primeiro toda a sua identidade visual antes mesmo que o nome da marca é bem maior. Por exemplo, ao olhar o perfil do Instagram, é mais provável que a pessoa vá primeiro ver as fotos e o feed, e só depois leia as informações da bio.

Conforme ressaltamos, ninguém existe sem identidade, e o mesmo funciona para marcas.

A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior é a presença dos elementos na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Com o tempo, aquela identidade ganhará um espacinho guardado no cérebro do consumidor, transformando o processo de escolha (favorável à marca) em algo praticamente automático.

Pense nas marcas nas quais você compra sem pensar duas vezes. Elas, muito provavelmente, trabalharam durante anos de forma extremamente pesada na construção de uma boa e eficiente identidade visual.

Falando em termos emocionais, a repetição da identidade visual ajuda a fixar a marca na mente do consumidor, assim como todas as associações que vem com ela: qualidade, preço, sensação do consumo etc.

Além disso, uma comunicação visual bem formulada transmite segurança e credibilidade, deixando a sua marca mais profissional, e principalmente aumentando o reconhecimento do seu nome no mercado.

A identidade visual é um dos aspectos que ajudam o cliente a fazer escolhas e a depositar sua confiança em determinada marca. Por exemplo, quantas vezes você já comprou um produto porque viu stands da marca em vários shoppings ou as caixas dos produtos em várias lojas? É isso que a identidade visual consegue.

De forma subjetiva, a identidade visual é responsável por gerar forte sentimento de identificação, confiança, pertencimento e engajamento em relação à marcas. Quer jeito melhor de crescer e gerar vendas?

Onde expressar a Identidade Visual?

A Identidade Visual deve comunicar bem os valores da sua marca

Em tudo! Ela pode, e deve, ser aplicada em todos os meios nos quais existam uma conexão visual. Para que a identidade visual funcione da forma correta, todos esses pontos precisam ser pensados e precisam estar alinhados para que tudo converse entre si.

Por exemplo, se você tem uma loja online, é necessário pensar até na maneira em que o atendente do chat terá uma conversa com o cliente. A forma de se expressar precisa estar alinhada também com toda a identidade visual da marca.

Atualmente, o Instagram funciona como uma vitrine, tanto para influenciadores quanto para marcas. Nesta plataforma, a identidade visual precisar estar sempre muito clara: nas fotos, bio, stories, legendas, respostas a comentários. Tudo precisa se conectar com a sua marca, seu logo e toda a identidade visual programada para ela.

Como criar a minha?

O ideal é você criar uma Identidade Visual que seja a cara da sua marca.

Você precisa pensar em seus objetivos no mercado, sua história, o que quer transmitir com os produtos, qual é a sua missão, qual é o seu legado, qual é o seu público alvo, onde sua marca será vendida, enfim.

Tudo isso precisa ser levado em consideração na hora de elaborar uma estratégia. É necessário você ter todos esses pontos muito claros na hora de criar, ou recriar, a sua identidade, porque a partir disso serão selecionados as cores, formatos, linguagem, e tudo o que envolve essa criação.

É preciso analisar para definir o que cabe ou não na sua marca

Além disso, não podemos esquecer das tendências de mercado, alinhando sua marca ao que está sendo vendido e falado, para conseguir encaixá-la de maneira estratégica no mundo dos negócios.

Mais que uma assertiva inserção no mercado e lucros todo mês, uma boa Identidade Visual é capaz de promover ainda relações com a sua marca. A forma como você a apresenta e se comporta diante do consumidor são aspectos fundamentais para que conexões sejam estabelecidas e a relação entre a sua marca e o seu público sejam cada vez mais efetiva e real.

Criar a sua identidade visual é o primeiro passo para ter uma marca de sucesso, e isso pode parecer, a princípio, um bicho de sete cabeças. Mas você sabia que a BKS Comunicação oferece esse serviço?

Nós podemos te ajudar a repaginar ou começar do zero a sua marca, criando uma estratégia perfeita para você. É só sair daqui correndo para entrar em contato conosco! Seja por meio de qualquer plataforma. Ou ainda através de uma visita ao nosso espaço com direito a um bom café!

Estaremos esperando por você. E não se esqueça: uma boa marca é sempre resultado de uma boa identidade visual!

Mergulhe conosco nas profundezas das criações!

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