Marketing em tempos de Coronavírus: impactos, reações e oportunidades

by Thiago Bks
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É praticamente impossível está habitando a Terra e não ter informações sobre a pandemia do Coronavírus (Covid-19) que tem assolado os países ao redor do mundo.

A cada dia que passa mais mortes são confirmadas, novos casos são divulgados e medidas preventivas e de combate são declaradas em diversos cantos do Globo.

Ninguém sabe ao certo quantas pessoas ainda serão infectadas (ou que, infelizmente, vão falecer), mas isso já fez com que bolsas do mundo todo despencassem, o que significa que, enquanto empresa (ou mesmo como profissional de marketing), você será afetado.

E mesmo num cenário tão triste e preocupante como esse, ainda tem “profissionais” explorando a situação. Valendo-se do medo e da diminuição mundial de oferta (falta de máscaras a álcool em gel, por exemplo), “profissionais de marketing” compram esses itens e revende-os no eBay ou fazem anúncios para vendê-los por 10-50x o preço.

Isso não é empreendedorismo, nem marketing. Inclusive, recomendo fortemente que você evite explorar a situação do Coronavírus para ganhar dinheiro fácil. Não só é errado, mas também é pensar muito pequeno. Você pode até conseguir ganhar um dinheiro rápido, mas não vai durar. É mais válido usar seu tempo em alguma coisa de longo prazo.

Negócios sofrendo por algum tempo até compensar suas perdas, queda no tráfego orgânico e na conversão em vários mercados são alguns dos grandes impactos ocasionados pela pandemia do novo coronavírus e que já estão sendo percebidos e assegurados por profissionais de marketing.

Mas nem só de negatividade vive o nosso marketing digital. E essa é justamente a hora de pararmos, percebermos e otimizarmos as nossas ações. É ainda um momento de enxergarmos as oportunidades em meio ao caos.

Buscando contribuir para esse seu processo, organizamos algumas etapas que auxiliarão no preparo da sua empresa a longo prazo.

Precisamos, mais do que nunca, trabalhar com inteligência e estarmos prontos para enfrentar os desafios futuros. Por isso, apresentamos 5 etapas para você seguir e preparar sua atividade de marketing digital durante essa crise do Coronavírus.

1. Fique ainda mais visível na frente de seus clientes em potencial. Faça com que seu site seja visto e apresente conteúdo relevante!

Presença digital é fundamental

Você precisa aumentar o conhecimento da sua marca e obter mais visibilidade, o que significa direcionar os visitantes ao seu site para realizar as vendas.

E um dos melhores momentos para ser encontrado por clientes em potencial é quando eles estão pesquisando o que você está vendendo.

Você precisa ser encontrado em todas as etapas do ciclo de vida da compra, desde a exploração de novos fornecedores até a avaliação de ofertas específicas.

Hoje, em pleno mundo globalizado e altamente conectado, a melhor maneira de ficar visível é justamente por meio dos canais digitais.

A sua empresa mais do que nunca precisa ter um SITE moderno, eficaz e com possibilidade de valorizar sua marca, e não apenas a venda de produtos e serviços. É o momento que você tanto buscou, para ser reconhecido! Ser lembrado e ser visitado. E em tempos em que o contato humano começa a causar problemas, nada mais eficaz do que sua presença nas buscas do Google nas primeiras colocações!

  • O mero efeito de exposição é o fenômeno de marketing pelo qual os consumidores desenvolvem uma preferência por seus produtos ou serviços apenas porque estão familiarizados com eles. Agora é a hora de explorar técnicas de baixo custo que manterão sua marca visível diante de clientes em potencial de forma constante. Pode parecer contra-intuitivo, mas reservar um orçamento de publicidade para manter sua marca visível trará benefícios a longo prazo. Concentre-se na criação de conteúdo de alta qualidade que será compartilhado e reduza seu orçamento para gerar conteúdo de baixo valor e baixo impacto.
  • Atualize o conteúdo do seu website deixando-o sempre atual. Assim, sua empresa possuirá um arquivo de conteúdo sempre relevante e interessante, que não fica obsoleto e ainda é valioso para seus clientes, e também para os mecanismos de pesquisa. Revisite seu conteúdo, atualize-o, limpe-o com o objetivo de melhorar sua classificação nos mecanismos de pesquisa.

O que as outras pessoas dizem sobre você é mais importante do que o que você diz sobre você.

Outra maneira de baixo custo de se tornar visível diante de um conjunto maior de clientes em potencial é alavancar a autoridade de outros especialistas respeitados.

Mais uma coisa que é muito importante de ser lembrada: com grande parcela da população em casa o acesso à internet se faz cada vez maior. E aí que sua empresa precisa realmente estar visível!

Não pense apenas em vender produtos, mas venda a imagem de uma empresa sólida e com visão no futuro.

E isso só é alcançado quando realmente é possível a sua empresa ser vista pelo Google e pelas ferramentas de resultados de busca.

Então, nesse momento o mais importante é que sua empresa tenha uma presença na internet por meio de um site institucional, por exemplo, para que seu cliente não esqueça de sua marca.

2. Trabalhe com inteligência para manter sua base de clientes existente. Não é momento de captar novos, mas manter os atuais clientes.

Esse é o momento de planejar com serenidade e inteligência

Fora da vista significa fora da mente. Você precisa manter contato com seus clientes ou corre o risco de perdê-los. É sempre mais em conta reter um cliente existente do que adquirir um novo. Sobretudo nesse cenário de crise atual no qual estamos vivendo.

  • A automação de marketing é a maneira mais barata, fácil e eficaz de manter contato com seus clientes. Não estou falando sobre o envio automatizado de spam de marketing por email, nem sobre a transmissão de mensagens de chamadas frias para obter novos clientes. Você precisa enviar mensagens personalizadas, contextualizadas e direcionadas a clientes existentes que desejam ouvir suas notícias. Você precisa manter contato com seus clientes em todos os pontos de contato em sua jornada digital pelos canais sociais, explorando a Web. Fazer isso de forma sistemática e automática garantirá que o trabalho seja realizado e liberará seus talentos humanos mais caros para oferecer campanhas criativas que adicionarão ainda mais ROI.
  • A produção de conteúdo é um ingrediente essencial para suas campanhas de marketing tático e para manter contato com seus clientes existentes. Compartilhe as inovações que você está fazendo atualmente para diferenciar sua oferta dos concorrentes e promova suas boas notícias em termos de prêmios e vitórias de clientes.
  • Obter mais contato social significa envolver-se em conversas com seus clientes existentes. LinkedIn, Twitter, Instagram e Facebook – esses são os locais em que seus clientes estão revisando seus produtos, discutindo suas decisões de compra, trocando pontos de vista sobre seus negócios. Crie um plano de baixo custo para alcançar clientes em todos os pontos do funil de mídia social. Use essas ferramentas para ouvir seus clientes, ouvir do que eles estão falando, aprender mais sobre seu mercado. E lembre-se, não se trata de publicidade – suas contribuições para a conversa precisam ser valiosas e apropriadas.

3. Concentre-se em gerar conversões para futuras ações (e o vídeo pode ser um grande aliado nesse momento!)

Conteúdo audiovisual é uma ótima opção

Uma técnica de marketing digital de baixo custo e alto impacto para se concentrar na otimização da taxa de conversão. Pequenas alterações incrementais na jornada do usuário transformarão mais visitantes do seu site em clientes.

Uma boa opção é apostear em vídeo em 2D motion (animação) ou cartelados (mix de imagens e vídeos de banco de imagens + locução e efeitos).

  • Publique histórias positivas sobre o seu negócio. Revise como você está usando os estudos de caso, as recomendações e as análises em todos os pontos de contato do seu marketing e reserve um tempo para tecer esse conteúdo em todo o site e compartilhar ativamente nas mídias sociais.
  • A experiência do cliente é rei. Invista no seu site para garantir uma experiência rápida, personalizada e interessante. E, em termos de manter os custos baixos, lembre-se de que pequenas alterações no seu site terão um impacto superado nos resultados finais.
  • Aproveite a inteligência artificial. Agora é a hora de se atualizar sobre os mais recentes desenvolvimentos em aprendizado de máquina e inteligência artificial que darão aos seus negócios vantagem competitiva e acesso aos possíveis clientes certos no momento certo. Aproveitar os desenvolvimentos atuais em IA reduzirá seu custo por aquisição de novos clientes, garantindo que você esteja recebendo a mensagem certa para a pessoa certa no momento certo e reduzindo o desperdício.

4. Medir, medir e medir

Métricas são indispensáveis no processo

Se você não metrificar, não poderá gerenciar. E se você não está gerenciando, pode estar despejando dinheiro pelo ralo.

  • Medir significa responsabilizar seus gastos com marketing.Você precisa avaliar seus critérios de sucesso. Você pode avaliar as vendas, o número de leads gerados, as vendas altas ou as referências. Agora é a hora de garantir que você definiu seus principais indicadores de desempenho.
  • Configure seu Google Analytics corretamente. Verifique se você está cobrindo todos os conceitos básicos e se está usando os dados para aumentar suas eficiências de marketing. Você tem metas definidas corretamente? Você conectou seu Search Console? Você definiu o que está medindo? Você está aproveitando todos os dados gratuitos que o Google Analytics fornece para você que podem moldar sua estratégia?
  • Avalie seu ROI de mídia social. Quando os orçamentos diminuem, pode ser necessário tomar decisões difíceis sobre como você gastará seus recursos. Uma opção flexível pode ser interromper sua atividade de mídia social. As mídias sociais podem parecer muito demoradas e uma atividade não essencial opcional. Mas antes de tomar essa decisão, garanta que você tenha explorado como a mídia social está contribuindo para o resultado final em termos de engajamento, visibilidade e lucratividade.

Se os orçamentos de marketing são limitados, saber o que funciona facilita a tomada de decisões sobre onde investir seu dinheiro. E hoje investir em SEO para auxiliar o ranqueamento do seu site é algo mais do que fundamental.

5. Teste, aprenda e teste outra vez

Testar para aprender e então testar outra vez

E, finalmente, não há uma resposta única para o quebra-cabeça do marketing digital.

  • Você precisará ser ágil e criativo. Avalie seu sucesso e aprenda com o experimento. Aqui estão mais algumas dicas para o seu processo:
  • As experiências devem ser rápidas, baratas e fáceis de realizar.
  • Se funcionar, estão dando resultados, hora de replicar e refazer na busca de resultados.
  • E se não funcionar tão bem, então mate o experimento e siga em frente. Sem danos causados. Seja rápido e implacável. Você testou algo, aprendeu com ele, permitindo seguir em frente e testar algo novo.

E quanto aos nossos clientes? No meio desse cenário pandêmico que nos exige cada vez mais prevenções e zero contato físico, como fica a relação do atendimento aos nossos clientes a partir de agora?!

Quando se fala em relacionamento entre empresas e clientes, as pessoas são chave do sucesso ou do fracasso de qualquer negócio. Tenho a referência de que o bom atendimento aos clientes tem uma relação direta com a relação que a empresa estabelece com seus funcionários.

Priorizamos a saúde dos nossos funcionários, que atualmente atuam em home office. Logo, nossos clientes também estão priorizados, e seus atendimentos passando por um processo de otimização e descobertas para que alcancemos cada vez mais relações humanas que, mesmo em tempos de crise, se mantêm consistentes, eficazes e saudáveis.

Por isso, diante de todo esse cenário, é necessário sim atentar para a forma como você irá manter o atendimento com o seu cliente. Buscar mecanismos que otimizem essa relação, testar e mapear o retorno são pontos fundamentais para que essa rede seja mantida e fidelizada. Pois, tudo o que não queremos agora é perder contratos, certo?

Mas não se desespere. Notícias boas também surgem em meio ao caos das últimas semanas.

Notícias boas sempre tão bem-vindas

Uma delas é que na China, onde a doença teve início, alguns lugares já estão retomando um certo grau de normalidade. Casos têm diminuído, pessoas estão sendo curadas e o intenso combate à pandemia em alguns países já alcança resultados positivos.

Isso nos traz um alento de que esta pandemia terá um fim em algum momento.

Outra boa notícia é que com um grau mais ou menos profundo de compreensão, boa parcela da solução do combate ao Coronavírus (Covid-19) cabe a cada um de nós.

Desta vez o vetor de transmissão é o ser humano. Algo que chega a ser poético em um momento de busca por uma sustentabilidade em nossa existência neste planeta.

Para o biólogo e doutor em Microbiologia pela Universidade de São Paulo (USP) Atila Iamarino, o Brasil precisa passar das medidas de mitigação que estão sendo tomadas pelo poder público para iniciativas mais contundentes, como o isolamento total, para combater o Coronavírus.

O principal conselho do biólogo, neste momento, é o isolamento: “Ficar em casa é o melhor que a gente tem a fazer para combater isso.”

Prevenção é a melhor solução

A crise do Coronavírus testará todos nós, mas os empresários precisam pensar a longo prazo e continuar construindo suas marcas, protegendo sua equipe e honrando seus valores. E nada melhor do que ter a BKS Comunicação e Pesquisa ao seu lado nesse momento tão complexo.

Se existe agora um grande desafio de marketing que a maioria das grandes marcas enfrenta é o que fazer com o novo orçamento de campanhas de marketing digital reduzido.

Se você acabou de perder metade, a tentação é despejar tudo em promoções de marketing e vendas de desempenho a curto prazo. Isso seria um erro!

Nenhuma quantidade de transações quentes e ativação inteligente de vendas podem estimular um mercado que atualmente está aterrorizado, trancado dentro de suas casas e inseguro quanto ao seu futuro.

Confrontado com um corte de 50% nos orçamentos das campanhas de marketing digital nas redes sociais, a jogada mais inteligente é realmente focar mais na missão de construção da marca a longo prazo. Por isso, foque então na atualização do seu site, no ranqueamento no Google, nas atualizações frequentes e na distribuição de conteúdo de valor!

Mas esse vírus também passará. Em algum momento, os consumidores retornarão às ruas, aos cafés e às várias outras atividades que foram negadas durante os dias sombrios à frente. Mantenha a marca acesa, porque o custo de apagá-la pelo resto de 2020 e depois tentar reacendê-la no próximo ano será gigantesco.

Uma coisa é escrever, mas na prática sabemos que é muito difícil pensar no que fazer com o seu orçamento real. Mas grandes marcas constroem seu patrimônio durante crises como essa. Pense nisso!

Eles se destacam nesses períodos aplicando todo o esforço nos valores de sua marca diante da crise que a cercava. Eles cuidam de si próprios e evitam os lucros a curto prazo, a fim de garantir que seus funcionários sejam resguardados. E eles investem em mídia de construção de marca porque, com muitos de seus concorrentes perdendo a cabeça e a parte de voz, há uma rara oportunidade de sair da crise não apenas viva, mas à frente.

Essa é uma luta de todos!

Cuide de você, cuide da sua marca, cuide do seu cliente. As incertezas são reais, mas juntos todos nós vamos superar esse momento.

E não esqueça dos requisitos básicos para esse período de quarentena: lavar bem aos mãos, usar álcool em gel ou os de a partir de 70%, higienizar bem seus objetos de uso contínuo (como celular, notebook, controles) e os ambientes de sua casa, zero contato físico, e ir às ruas apenas em caso de extrema necessidade.

Resumindo: mantenha a intensa higiene e NÃO SAIA DE CASA!

Cada um fazendo a sua parte, por si e pelo outro, para juntos vencermos a crise e então recomeçarmos!

Lave as mãos. Acalme a alma.

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