Qual seria sua primeira decisão em um período econômico tão difícil? Você reduziria os orçamentos de marketing ou será um dos poucos em seu meio a investir pelo menos o mesmo orçamento que era investido antes da crise?

O marketing digital é essencial para o sucesso do seu negócio, independente do setor em que está trabalhando e se está passando por momentos de recessão econômica ou prosperidade.

Quer falemos de leads, conversões ou até de usuários para acessar seu site, tudo é feito pelo marketing. Sem ele, as pessoas não saberiam sobre sua marca ou sobre seus serviços e o mais importante, não saberiam por que seus produtos são superiores aos outros, em termos de relação qualidade-preço.

Além disso, o marketing pode ajudá-lo a distinguir sua marca das outras em um oceano de marcas, online e offline. Sem investimentos planejados em marketing, sua marca não teria o valor que tem agora, certo?

Atualmente, é quase impossível aumentar a conscientização, gerar leads, conquistar clientes e criar uma marca sem algum investimento no marketing digital. Uma ferramenta de extrema importância para os seus negócios, seja em qual período for.

Mas por que o Marketing Digital não pode ser ignorado em tempos recessão e/ou crise?

Essa é uma pergunta importante. Levando em consideração de que a decisão mais importante que os empresários tomam em tempos de recessão ou desaceleração econômica é cortar as despesas.

O marketing parece uma despesa para alguns dos CEOs ou CFOs do mercado e é um dos primeiros orçamentos a serem cortados durante a crise. Mas isso é um GRANDE ERRO. Enorme!

Se o marketing em sua empresa é uma despesa para você e não um investimento, livre-se de seu pessoal que é responsável pela área o quanto antes e contrate uma nova equipe ou empresa!

Isso significa que é culpa deles que você tenha visto a situação dessa maneira; é culpa deles que você não teve lucro com a implementação de uma estratégia de marketing adequada.

Por outro lado, se o marketing digital é um investimento para você e você está ciente disso, como acha que deveria sobreviver sem ele durante uma crise econômica?

Em resumo, nossa conclusão é que os orçamentos de marketing devem permanecer pelo menos os mesmos em tempos de crise.

Afinal, uma boa estratégia de marketing é sempre a melhor resposta a uma situação de crise econômica!

Este é o momento de investir no Marketing Digital

E como ter uma estratégia de Marketing Digital eficaz durante uma crise econômica?

Uma estratégia eficaz de marketing digital em tempos de crise econômica levará em conta os seguintes critérios:

  • Aumentar a visibilidade do seu negócio;
  • Aumentar a credibilidade e a participação de mercado do seu negócio;
  • O aumento do número de visitantes do seu site;
  • Aumentar o número de clientes recorrentes;
  • Aumento de vendas;
  • Gerar crescimento de lucro.

Lembre-se de que seu orçamento de marketing é um investimento, não uma despesa!

Nosso conselho é continuar investindo em marketing, mesmo durante esses tempos financeiros difíceis.

Razões para investir em Marketing Digital mesmo na crise

Os motivos para a sua empresa continuar investindo em Marketing Digital, mesmo em tempos de crise e recessão, são inúmeros. E devem ser levados em consideração não hora de redesenhar suas estratégias.

Apresentamos alguns dos principais motivos que evidenciam a necessidade de investimento no Marketing Digital:

Há vários motivos para você investir no Marketing Digital

1. Marketing Digital é o canal mais apropriado para o momento

Antes de tudo, é necessário ter em vista que praticamente o mundo todo está dentro de casa neste momento. Com o isolamento social (medida mais eficaz para combater o avanço da pandemia), a experiência presencial já não é mais permitida, o que evidencia uma necessidade urgente da sua marca estar no digital, pois é lá que o seu público também está agora.

Além disso, o marketing digital é mais barato do que muitos outros canais de marketing tradicionais, como comerciais de rádio ou TV. Uma campanha de marketing online pode ser realizada de maneira mais rápida, eficiente e econômica do que uma campanha de mídia tradicional.

Como você sabe, um bom especialista em marketing online ajuda as empresas a adaptar suas estratégias de vendas durante uma recessão ou crise econômica e determina qual delas pode ser considerada a mais eficaz para o momento.

Com a assistência da equipe de pesquisa de marketing, você pode identificar os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da sua empresa antes de turbulências recessivas e permitir que o negócio consolide sua oferta.

Então, em vez de reduzir os orçamentos de marketing, por que você não aborda os canais de marketing que são mais econômicos e geram leads mais mensuráveis?!

2. O Remarketing pode manter mais clientes mesmo em momentos de recessão

Em vez de reduzir ou cortar o orçamento de marketing, você precisa saber como seus clientes estão respondendo à crise econômica.

Sim, é verdade, um dos problemas comuns das empresas é como vender durante uma crise. Mas é muito importante saber que uma empresa pode sobreviver durante uma crise econômica desenvolvendo um plano de marketing de valor eficaz. Esse plano significa uma estratégia que fornece o máximo de valor possível para manter a lealdade do cliente.

Segundo estudos científicos, cerca de 70% das empresas relatam que é mais barato reter clientes do que encontrar novos clientes. Sim, ele é.

Portanto, aqui estão outras boas razões para você desenvolver e usar uma boa estratégia de marketing durante uma recessão: tenha em mente que é mais barato, mais fácil e mais eficaz reter clientes atuais do que conquistar novos.

3. O Marketing Digital pode ser medido

Atualmente, os clientes iniciam seu processo de compra interagindo com marketing digital e canais online. O marketing digital fornece uma maneira mais eficaz de medir com precisão o seu ROI (retorno do investimento) do que o marketing tradicional.

Em outras palavras, uma estratégia de marketing online durante a recessão pode oferecer a capacidade de testar várias táticas, avaliar qual gera a melhor resposta e, em seguida, ajustar a estratégia de marketing de acordo.

Além disso, você pode estimar seu lucro por cada centavo investido em estratégias de marketing digital e antecipar melhor seus investimentos em marketing.

Por outro lado, muitos clientes em potencial não podem não comprar logo na primeira vez em que veem um anúncio ou uma promoção. Antes, você precisa conquistá-lo e atraí-lo utilizando soluções como o Inbound Marketing por exemplo.

Portanto, uma estratégia de marketing eficiente requer investimento e planejamento de longo prazo. Mas os resultados são garantidos!

4. Ele mantêm a sua marca em evidência mesmo durante as crises econômicas mais difíceis

Ser visto e lembrado para o seu público é importante sempre, seja em tempos de prosperidade ou resseção econômica. O marketing digital também ajuda nesse sentido, mantendo os valores de seu negócio na mente dos seus clientes.

É mais provável que o púbico se lembre e consuma produtos ou serviços de marcas das quais se recordem prontamente. E isso é um fato!

Ao envolver-se de forma consistente com seu público-alvo, apresentando descontos, ofertas e conteúdo informativo, você garante que eles lembrem de você quando estiverem prontos para fazer uma compra.

As empresas que obtêm mais sucesso em uma crise econômica são aquelas capazes de implementar campanhas de fidelidade bem-sucedidas e boas campanhas de retenção de clientes.

Ser capaz de oferecer a melhor experiência possível ao consumidor é uma técnica vencedora.

5. O Marketing Digital pode melhorar a percepção da força da marca durante as recessões

Outro motivo para investir em estratégias de marketing durante uma crise econômica é a percepção de força que o marketing digital oferece ao investidor. A presença online durante a recessão será considerada pelos clientes como um sinal de estabilidade.

Em outras palavras, sua empresa é forte o suficiente para sobreviver a esses tempos difíceis. Isso significa que seus clientes provavelmente comprarão mais de você do que de uma marca sem nome que apareceu da noite para o dia.

6. Seus concorrentes estão investindo

Deixando de investir em marketing digital durante a crise, você permitirá que seus clientes tenham uma posição de destaque para outras empresas que, por sua vez, irão tentar atrair o “seu público”.

Isso porque são grandes as chances de seu concorrente continuar investindo em marketing digital, já que 67% das empresas planejam aumentar os investimentos em marketing digital nesse período.

Portanto, quando você deixa de investir em marketing digital, você está permitindo que seus clientes sejam alcançados por seu concorrente – simplesmente porque sua empresa decidiu cortar este investimento durante a crise.

Se você deseja deixar sua empresa em evidência no mercado ou mesmo investir em uma estratégia capaz de gerar um melhor retorno sobre o investimento, tenha certeza que o marketing digital é a opção certa para o seu negócio.

Dicas práticas para o seu Marketing Digital

Atitudes corretas precedem bons resultados

Em qualquer tipo de crise, quem utiliza as estratégias mais assertivas e inteligentes sofre o menor impacto. Por isso, neste momento é essencial tomar atitudes corretas a fim de obter os melhores resultado.

Pensando nisso, separamos algumas dicas práticas para você usar à favor do seu negócio:

1. Invista em presença online

Antes de pensar em estratégias online, avalie a presença atual da sua empresa na internet. Assim, se ela já está nas principais redes sociais, mas não tem um site, este é um bom momento para dar este novo passo. Além de evitar sair, as pessoas estão mais conectadas do que antes.

Para quem tinha pontos físicos e ainda não tem e-commerce, a dica é implementar um marketplace, que já oferece uma estrutura funcional. Sendo assim, além das vendas, a internet é fonte de conteúdo para entender como agir nesse momento.

2. Conheça o seu público

Conhecer seus clientes e seguidores é primordial para definir qualquer estratégia. Isso envolve desde mapear as redes sociais que eles mais usam até conhecer seus gostos e preferências.

Para isso, vale já colocar em prática uma ação simples: fazer perguntas a eles. Dessa forma, a possibilidade de ouvi-los individualmente, é uma das grandes vantagens das pequenas empresas em relação às grandes.

3. Ofereça conteúdos de valor

Um dos pilares do marketing digital é oferecer conteúdo aos clientes sem a intenção de venda imediata, apostando na construção de um relacionamento que poderá trazer frutos futuros.

Assim, a estratégia é ainda mais importante nesse momento, já que eles, assim como você, estão preocupados com a pandemia.

Por isso, é hora de pegar mais leve nas estratégias e tentar colaborar com a população de alguma forma. Desse modo, o fortalecimento da marca virá como consequência.

4. Humanize sua marca

Expor os bastidores do seu negócio também pode ajudar a se conectar melhor com os clientes – e servir de base para apoiá-los. No caso de restaurantes atendendo por delivery, por exemplo, é interessante mostrar que cuidados têm sido tomados na cozinha para evitar contaminações.

Vale ainda compartilhar as dores do negócio, como o desafio de pagar as contas. Assim, uma boa ideia é fazer a venda de vouchers com descontos no site, fazendo com que usuários comprem para utilizá-los mais à frente.

5. Considere investir em anúncios online

Embora a construção de relacionamento a longo prazo seja importante, estratégias de curto prazo ajudam a ganhar fôlego neste momento.

Assim, uma das possibilidades é investir em anúncios em plataformas online, como o Google e as redes sociais.

Só colocá-los no ar não garante resultados.

Dessa forma, é necessário mensurar os resultados a fim de ter ciência do que está dando certo.

Outra dica para quem está começando, é ir com calma e fazer investimentos gradativos.

6. Invista na geração de leads

Em suma, leads podem ser definidos como pessoas (ou empresas) que entraram em contato com sua empresa e têm potencial para se tornarem clientes. Mesmo que eles não fechem negócio agora, ter essa base de pessoas pode gerar resultados no médio e longo prazo.

Assim, um dos meios usuais de gerar leads é oferecer algo de valor – como um conteúdo – por meio de um cadastro rápido.

O site também é fundamental para esse processo de captação de leads. Então se o seu negócio ainda não possui um site está na hora de mudar isso. Agora!

7. Defina objetivos – e meça os resultados

Para que os anúncios, a comunicação ou qualquer outra estratégia tenha êxito, é preciso deixar bem definido todos os seus objetivos.

Por isso, a análise de dados é especialmente útil nessa hora, ajudando a definir os pontos fortes e fracos e a mapear os próximos rumos.

8. Acompanhe as mudanças de comportamento

A urgência no combate a disseminação do coronavírus pelo mundo fez com que ele se tornasse pauta em todas as mídias, da internet à televisão. Com o tempo, a tendência é que haja uma saturação do assunto.

Este, será o momento com mais oportunidades para o marketing digital, uma vez que as pessoas estarão em casa buscando novas oportunidades na internet.

Sendo assim, as empresas devem estar atentas e disponíveis a estes usuários.

Não esqueça dos clientes existentes

É preciso manter e otimizar a relação com o cliente

É preciso focar em seus clientes existentes antes de sair procurando fechar novos negócios.

Vender é importante? Vender é importantíssimo. Mas garantir que contratos não sejam cancelados e que seus clientes existentes estejam seguros, com uma comunicação otimizada e real são pontos fundamentais. E que você deve priorizar neste momento.

Para isso, separamos pontos importantes que você deve manter e otimizar:

1 – Comunique-se com seus clientes. Observe que não dizemos “envie emails para eles” ou “escreva-os de volta no Facebook ou LinkedIn”. Dizemos COMUNICAR. Isso significa manter um bom relacionamento pessoal com seus clientes. Faça deles seus amigos. Faça-os amarem sua marca. Sirva-os de uma maneira mais pessoal. Certifique-se de que eles estão seguros com o seu suporte nesse momento delicado. Ouça-os e dê espaço para eles expressarem como veem a situação atual. Construa relacionamentos, não transações!

2 – Concentre sua atenção em seus melhores clientes. Lembre-se do princípio de Pareto: 80% de sua receita provém de 20% de seus clientes. Esses são os mais fiéis, os que vêm repetidamente comprar seus produtos, os que se tornaram embaixadores da sua marca.

3 – Faça propostas comerciais mais relevantes. Você não quer ficar preso no seu passado, nem cometer os mesmos erros repetidamente. Você precisa ser mais relevante para seus clientes, especialmente durante uma crise. Portanto, melhore a maneira como você faz ofertas comerciais para ajudar a obter mais clientes.

Agora coloque tudo em prática!

Teste, aprenda, acerte e/ou erre e teste novamente

Você chegou até aqui, conheceu as vantagens e necessidades de se investir em marketing digital e compreendeu como isso faz diferença para o seu negócio.

Reúna todas essas informações e use à favor do seu empreendimento, sempre levando em conta os seus objetivos que precisam ser bem definidos e alcançáveis.

E nem pense em reduzir seu orçamento de marketing digital. Afinal, essa é uma bela oportunidade para os concorrentes aproveitarem.

Uma agência de marketing oferece a você a oportunidade de se diferenciar de outras empresas, enfatizando seu produto superior ou as excelentes necessidades dos clientes.Lembre-se disso!

Em vez de fazer cortes reacionários profundos, observe de forma objetiva onde sua empresa está investindo seu dinheiro e que tipo de retorno você está recebendo com esse investimento.

E você não precisa passar por esse processo sozinho. Conte com a BKS Comunicação para auxiliar o seu negócio nesse momento delicado através de soluções estratégicas, assertivas e atuais. Afinal, a união faz a força e duas cabeças pensam melhor que uma!

Conte com a gente agora, okay?

You may also like

Leave a Comment