Um dos aspectos que diferenciam positivamente o Marketing Digital das opções tradicionais sãos as diversas ferramentas que podem ajudar na administração e mensuração dos seus resultados em todos os canais.

Ferramentas de Marketing Digital ajudarão a filtrar as informações mais importantes, a entender o desenvolvimento da estratégia, a gerar relatórios e fazer o acompanhamento dos números.

Porém, isso só será possível se você entender exatamente quais são os seus objetivos com cada estratégia de Marketing e tiver foco nos números que realmente importam.

Pensando nisso, listamos algumas ferramentas e seus diferentes usos para que você saiba exatamente quais são e como escolher as melhores opções para o seu negócio.

#1 Ferramentas de SEO

O SEO envolve uma série de estratégias e, portanto, existem ferramentas com finalidades diferentes para conseguir executar um bom plano de otimizações e assim poder alcançar boas posições nos motores de busca.

Pesquisa de Palavras-chave

Essas ferramentas permitem que o usuário encontre oportunidades de termos fundamentais para sua estratégia, além de identificar a competitividade e o volume de buscas dessas palavras.

Algumas das principais ferramentas de palavras-chave são:

SEMrush;

Ahrefs;

Ubersuggest.

SEO técnico

As ferramentas de SEO técnico também possuem funções variadas como checar a autoridade de domínio (seu e do seu concorrente), averiguar e corrigir erros de SEO e encontrar conteúdos duplicados, entre outras funções.

Para SEO técnico, boas ferramentas são:

Screaming Frog;

MozBar;

Yoast;

Google XML Sitemap.

Backlinks

As ferramentas de Backlinks são importantes para checar os links que você recebe, a qualidade desses links e fazer uma análise de links que devem ser removidos ou redirecionados.

Boas ferramentas para conferir os backlinks do seu site:

Google Search Console;

SEMrush;

Ahrefs.

#2 Ferramentas de análise

As ferramentas de análise são fundamentais para a compreensão do sucesso da estratégia e dos resultados obtidos.

Análise de métricas

Além das ferramentas que já têm um Analytics próprio, o que é cada vez mais comum, algumas ferramentas de análise podem ser usadas de forma estratégica para entender diferentes pontos da estratégica e ter uma compreensão do todo.

Elas permitem um acompanhamento de fatores como tráfego, origem do tráfego, caminho dos usuários pelo site, entre outros.

Bons exemplos são:

Google Analytics;

Kissmetrics.

Análise de concorrência

Para acompanhar os resultados que a sua estratégia de Marketing Digital traz para a sua empresa é fundamental analisar a sua concorrência e identificar pontos de melhoria e aprender com eles.

Essas ferramentas servem para fazer comparativos de palavras-chave, backlinks, tráfego, engajamento, entre outras coisas.

Algumas das ferramentas mais populares são:

SEMrush;

BuzzSumo.

#3 Ferramentas de Design

O design é fundamental em nosso dia a dia, e não seria diferente em uma estratégia de Marketing Digital. O conteúdo visual é cada vez mais uma tendência para a comunicação online.

Para um bom conteúdo visual boas ferramentas

Para imagens

O visual de um site ou blog é fundamental para o sucesso e para gerar uma conexão com o leitor. É importante encontrar uma identidade visual para a sua empresa e o design é fundamental nisso.

Muitas empresas têm dificuldade para um investimento inicial em design, por isso, boas ferramentas são os bancos de imagem gratuitos.

Além deles, temos algumas ferramentas essenciais para a edição, criação e tratamento de imagens como:

Canva;

Photoshop;

Ilustrator.

Para vídeos

Além das imagens, os vídeos são um dos tipos de conteúdo mais consumidos na internet e um dos mais queridos pelo público.

Investir em uma estratégia de vídeo pode potencializar bastante a sua estratégia de marketing.

Ferramentas para edição dos vídeos, para adicionar efeitos, criar vinhetas, fazer motion graphic, entre outras coisas.

Dentre as mais populares estão:

Adobe Premiere;

Final Cut;

After Effects.

#4 Ferramentas de CRO

Entender as conversões do seu site e de sua estratégia online como um todo é essencial.

Boas ferramentas que possibilitam isso são:

SumoMe;

Hotjar.

Enquanto a primeira possibilita integrar as informações e acompanhar seus contatos pela jornada em seu domínio, a segunda oferece mapas de calor para identificar quais são os melhores pontos do seu site ou blog e os que podem ser melhorados.

#5 Ferramentas de Automação

Ferramentas de automação são usadas para integrar sua estratégia, enviar emails, gerenciar suas leads e facilitar o contato entre marketing e vendas. Elas também permitem a criação de testes A/B, criação de fluxos de trabalho etc.

Boas ferramentas de automação são:

HubSpot;

Pipefy;

RD Station.

#6 Ferramentas de Relacionamento Interno

As ferramentas de relacionamento interno são muito importantes para facilitar a comunicação entre diferentes setores da empresa. As duas ferramentas mais indicadas são o Slack e o Zendesk.

Enquanto o Slack é um canal de troca de mensagens, funcionando como um WhatsApp corporativo, o Zendesk permite que a abertura de tickets para solucionar problemas e centralizar a informação.

#7 Ferramentas de redes sociais

As ferramentas de Redes Sociais são fundamentais para o sucesso de uma estratégia de Marketing Digital. Elas permitem o agendamento de posts, acompanhamento de métricas e a centralização da estratégia em diferentes redes.

Para profissionalizar sua estratégia nas redes sociais, uma boa ideia é usar ferramentas como:

Quintly;

Hootsuite;

Buzzsumo;

mLabs;

Analisegram (especificamente para Instagram)

Use e abuse das ferramentas para as redes sociais

#8 Ferramentas de gestão de projetos

Esse tópico é especialmente importante não só para grandes times, mas para todas as empresas. Integrar diferentes setores e coordenar as tarefas que são necessárias para atingir um objetivo torna-se mais fácil quando há um cronograma e um bom planejamento.

Nesse sentido, boas ferramentas são

Trello;

Asana;

Evernote;

Calendly.

#9 Ferramentas de construção de sites e blogs

O Wix, juntamente com o WordPress, são as principais ferramentas para marketing digital no âmbito de construção de sites e blogs. Ambas possuem recursos bem parecidos.

Claro que o Wix é bem mais intuitivo na interface, o que facilita o processo de criação. No entanto, o WordPress possui mais funcionalidades e plug-ins, o que dá um ar mais profissional ao resultado, além de ter o recurso SEO já incluso.

#10 Ferramentas de Email Marketing

Não poderíamos deixar de fora as ferramentas de Email Marketing, até porque, esse é um dos elementos mais fundamentais de toda estratégia digital de sucesso.

Pensando nisso, confira as melhores ferramentas:

Mailchimp;

GetResponse;

Mailee.

Além dessas, alguns sistemas de automação, como RD Station e Hubspot, também podem ser usados para o dispara automático de emails.

Se destacar no mercado web não é tarefa fácil, por isso muitas estratégias devem ser testadas para que se tenha bons resultados.

E as ferramentas estão aí para ajudar nesse processo!

E aí, gostou das nossas dicas? Então continue nos acompanhando para você poder estar se atualizando cada vez mais sobre o marketing digital!

Um carinho bem felino e até a próxima!

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